15º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro: inscrições terminam dia 31 de janeiro

Tradicional desafio de canoa havaiana tem data confirmada. Foto Ivan Storti.

O mais tradicional e importante desafio de canoagem havaiana do Brasil já tem data definida neste ano. Em sua 15ª edição, a Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas será disputada no dia 10 de março, com largada e chegada na Praia da Aparecida, em Santos, e 75 km de percurso ininterruptos, pelo mar (costeiras) e trechos de rio e mangue. As inscrições já estão abertas e encerram no dia 31 de janeiro.

Até agora, 14 equipes já estão garantidas na disputa, com atletas da Bahia, Rio de Janeiro, sobretudo Niterói, e até do exterior, incluindo a Samu Team Brazil, de São Paulo, tricampeã e recordista da disputa. Para assegurar participação na prova, os atletas devem acessar o site oficial do evento, www.viisa.com.br, onde estão todas as informações, inclusive a possibilidade de competir para quem não tem equipe.

Foto Ivan Storti.

A competição, patrocinada por DP World Santos, Onbongo e Caiaques Opium Hightech, terá o mesmo percurso, com os remadores seguindo no sentido anti-horário, por toda a costa da Ilha de Santo Amaro, onde está Guarujá. Nove atletas integram cada equipe, sendo seis na canoa e três no revezamento, e as trocas dos competidores ao longo de toda a disputa se tornam um dos destaques, com as substituições feitas com as embarcações em movimento.

O evento é baseado na principal prova do Mundo, a Molokai-Oahu, no Havaí. Somos precursores de longa distância no Brasil e hoje se tornou uma chancela. Os atletas, assim que vão pegando experiência, querem desafio”, relata o organizador Fábio Paiva. “São 75 km onde tudo pode acontecer. Nunca é monótono. Sempre tendo de trabalhar estratégia, muita logística, preparação do time. E a todo momento pode mudar o cenário. Nem sempre o melhor ganha”, destaca Fábio, um dos maiores entusiastas da modalidade.

Confira mais fotos do 14º Desafio no Flickr

Segundo ele, as inscrições serão encerradas no dia 31 para que tudo possa ser planejado, desde a estrutura às próprias equipes. “Sempre falo que a prova já começa ao se inscreverem. Que quando vão remar, já fizeram 70% do evento”, comenta.

O 15º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas tem os patrocínios de Caiaques Opium Hightec, Onbongo e DP World Santos. Apoios: Prefeitura Municipal de Santos/Semes, Promifae, Probiótica, Sabesp, FMA Notícias, rádios Globo e 98 FM/Unimes, TV Tribuna, Panificadora Rainha da Barra, Capitania dos Portos, Praticagem e Corpo de Bombeiros. Organização da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha – Associação Brasileira de Canoa Havaiana.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!