Copa Brasil de Vela: disputas acirradas no segundo dia em Ilhabela – Vídeo

Disputa acirrada na classe 49er da Copa Brasil de Vela. Foto Ana Catarina

Uma disputa acirrada pela liderança esquentou o segundo dia de regatas na Copa Brasil de Vela, em Ilhabela. Na 49er, as duplas formadas por Carlos Robles e Marco Grael e Dante Bianchi e Thomas Lowbeer estão empatadas com sete pontos perdidos no topo da classificação. Na RS:X masculino, Brenno Francioli e Gabriel Pereira também aparecem com a mesma pontuação (8 p.p.) na liderança.

Em classes como Finn, RS:X feminino e 470 feminino, os favoritos mostram sua força, com Jorge Zarif, Patrícia Freitas e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan dominando a disputa. Na 470 masculino, Geison Mendes e Gustavo Thiesen lideram com 5 pontos perdidos, à frente de Henrique Haddad e Felipe Brito (12 p.p.)

Quinta foi de estreia do kite foil. Foto Ana Catarina Lima Filmes.

Hoje tivemos um vento um pouco mais fraco, mas o nível técnico está muito bom. Estamos correndo junto com o feminino, e hoje a Fernanda e a Ana até ganharam uma das regatas. Nós temos que continuar com a pegada forte para poder buscar a vaga olímpica para o Brasil na classe 470 em 2018”, afirmou Geison Mendes.

Dia de estreia para Snipe, Optimist e Kiteboarding

A quinta-feira marcou o dia de estreia para as classes Snipe, Optimist e Kitesurfe Hidrofoil e Kitesurfe Tubular. As pranchas do kiteboarding deram um colorido especial aos céus de Ilhabela, com Bruno Ferreira em primeiro lugar no Foil (5 p.p.) e Bruno Lima liderando o Tubular (4 p.p.).

Bruno Fontes lidera na Laser. Foto Berni Grez

Ma Laser, Bruno Fontes segue velejando de forma extremamente consistente. Pelo segundo dia consecutivo o velejador do Iate Clube de Sana Catarina conseguiu bons resultados e ampliou sua vantagem na liderança. Após seis regatas disputadas o catarinense soma cinco vitórias e descarta um segundo lugar.

Hoje (quinta) foi um dia de vento leste puro, porém mais fraco do que a estreia. Velejamos em Ponta das Canas, mais próximos a São Sebastião e a raia mudou um pouco com relação ao primeiro dia. Consegui velejar de forma consistente mais uma vez e estou satisfeito com o meu rendimento até agora. Espero manter a consistência, pois meu foco está na vitória”, disse Bruno Fontes após as três regatas do dia.

João Pedro de Oliveira é o atual velejador da classe Laser da equipe brasileira. Foto Ana Catarina Lima Filmes

Após vencer as três primeiras disputas na estreia, Bruno voltou a raia confiante e conseguiu mais duas vitórias, além de um segundo lugar que acabou entrando como descarte. “Larguei bem nas regatas e consegui me manter sempre à frente. Na segunda do dia não consegui ir bem no contravento e quase toda flotilha me passou. Consegui recuperar, mas acabei em segundo. Já na terceira velejei bem e fiquei atrás o tempo todo, mas me recuperei a tempo de vencer”, completou.

Com cinco pontos somados em seis regatas Bruno tem cinco pontos de vantagem sobre João Pedro Oliveira e 14 sobre Stephan Kunath. “Por mais que eu tenha construído a liderança, essa pontuação não quer dizer muito, pois qualquer tropeço pode colocar todo trabalho por água, literalmente. Então eu preciso manter a consistência e seguir velejando na frente da flotilha para seguir em busca do objetivo que é vencer o campeonato”, encerra Bruno.

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a Federação de Vela do Estado de São Paulo e o Bradesco, patrocinador oficial da vela brasileira e do evento desde a primeira edição. A disputa vai até o dia 16 de dezembro, com sede na Escola de Vela Lars Grael.

A competição serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2018 nas classes que estão em disputa em Ilhabela: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), e 49er.

Acompanhe a transmissão ao vivo das regatas no canal do You Tube da CBVela AQUI.

Confira os Resultados Completos AQUI.

Com informações de Tiago Campante (Media Guide-CBVela) e Danilo Caboclo (SixxCom)
.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!