Circuito Banana Wax/The Legends consagra Ramiro Rubim e Saulo Lyra na Guarda

Ramiro Rubim. Foto Luis Reis

O surfista Ramiro Rubim faturou a etapa decisiva do Circuito Banana Wax/The Legends disputada nas ondas da Guarda do Embaú, no último sábado (9), e garantiu o título estadual catarinense amador de 2017. O surfista do Campeche foi um dos destaques do evento que consagrou Saulo Lyra como principal campeão do Circuito Banana Wax/The Legends, com títulos nas categorias Kahuna e Grand Kahuna.

Reserva Mundial de Surf, a Praia da Guarda do Embaú ofereceu um dia daqueles, com alto astral, muito sol e boas ondas de meio a um metro. Com já era de se esperar, o evento apresentou nível elevado, numa batalha digna de lendas do surfe catarinense como Saulo Lyra, Juninho Maciel, Raphael Becker, Alvaro Bacana, entre outros.

Finalistas da Open. Foto Luis Reis

O evento foi disputado apenas no sábado e foi dividido nas categorias Sup Wave, Surfe Adaptado, Local, Master, Grand Master Kahuna, Grand Kahuna, e Open. Na Surfe Adaptado, Robson Gasperi faturou o título da etapa e carimbou a faixa de campeão do circuito de Jonathan Borba, vice-campeão na Guarda. No SUP Wave, Maicon Rosa ficou com o título da etapa e ganhou uma prancha de Stand Up toda equipada, oferecida pela Da Hui. Quarto colocado na etapa, Adriano Trinca Ferro, de Balneário Camboriú, levou o título do circuito.

Surfista local do Campeche, Rubim já havia conquistado o título estadual em 2013 e 2014 e, com a vitória na etapa da Guarda do Embaú também foi declarado campeão do Circuito Banana Wax/The Legends na categoria Open. Na final, Rubim superou Thales Marx, de Garopaba, e Fernando Santiago e José Muniz, também de Florianópolis.

André Zanini. Foto Luis Reis

Na Master, a vitória ficou com André Zanini, de Itapema, que também faturou o título do Circuito Banana Wax/The Legends. Ex-campeão brasileiro universitários e vice-campeão catarinense profissional em 2002, Zanini mantém um surfe competitivo. Na final, o “Zana Hickel” bateu Alvaro Bacana, surfista do Norte da Ilha, em segundo; Raphael Becker, da Joaquina, em terceiro lugar; e Jussemir Júnior, do Campeche, na quarta colocação.

Saulo Lyra. Foto Luis Reis

Na Grand Master (a partir dos 40 anos), Alvaro Bacana não deixou escapar e faturou o título da etapa, mas quem comemorou a conquista do circuito foi Márcio Leal, vice-campeão da etapa. Na Kahuna, Júnior Maciel fez a festa da torcida local, superando Roni Ronaldo, Carlos Santos e Fred Vilela, segundo, terceiro e quatro lugares, respectivamente. Mas foi Saulo Lira que faturou o circuito, a exemplo do que aconteceu na categoria Grand Kahuna (a partir dos 50), onde o surfista de BC teve 100% de aproveitamento, com a terceira vitória na temporada. Josué Rezende foi o segundo, seguido de Carlos Knoll e Carlos Santos.

Júnior Maciel. Foto Luis Reis

Os campeões da etapa das categorias de pranchinhas receberam MRH Surfboards de prêmio. Os segundos colocados ganharam óculos Da Hui e super kits, enquanto os terceiros e quarto colocados foram premiados com troféus e super kits Da Hui/Banana Wax. De acordo com o promotor Fred Leite, a premiação da etapa ultrapassou R$ 10 mil. O circuito “The Legends” somou 6000 pontos para o ranking da Fecasurf e foi encerrado após a realização de três etapas: Barra do Sul, Balneário Camboriú e Guarda do Embaú (Palhoça).

Guarda bombando. Foto Luis Reis

O “Banana Wax” The Legends é apresentado e patrocinado por Da Hui, Kos Blanks e MRH Surfboards. Patrocínio local: Fundação Municipal de Esportes de Palhoça e Embaú Surf Club. Apoio: Dudu Massa, Restaurante Guarda Gosto, Supermercado Santos e Embaú Surf. Realização: Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú (ASPG) e Fred Leite. Supervisão e Homologação: Federação Catarinense de Surf. Apoio Institucional: Reserva Mundial De Surf(RMS) Guarda do Embaú e De Olho No Mar.

Foto Luis Reis

Maicon Rosa. Foto Luis Reis

Staff técnico do Circuito Banana Wax/The Legends. Foto Luis Reis

RESULTADOS DA 3ª ETAPA CIRCUITO BANANA WAX/THE LEGENDS – GUARDA DO EMBAÚ
Surfe Adaptados
1º Robson Gasperi
2º Jonathan Borba
3º Fidel Teixeira
4º Pablo Ortiz
5º Gelder Costa
Campeão do Circuito: Jonathan Borba

Categoria Open
1º Ramiro Rubim
2º Thales Marx
3º Fernando Santiago
4º Jose Muniz
Campeão do Circuito: Ramiro Rubim

Sup Wave
1º Maicon Rosa
2º Carlos Veloso
3º Marcelo Cury
4º Adriano Trinca Ferro
Campeão do Circuito: Adriano Trinca Ferro

Master
1º André Zanini
2º Álvaro Bacana
3º Raphael Becker
4º Jussemir Junior
Campeão do Circuito: André Zanini

Grand Master
1º Álvaro Bacana
2º Marcio Leal
3º Junior Maciel
4º Guto Morelli
Campeão do Circuito: Márcio Leal

Kahuna
1º Junior Maciel
2º Roni Ronaldo
3º Carlos Santos
4º Fred Vilela
Campeão do Circuito: Saulo Lyra

Grand Kahuna
1º Saulo Lyra
2º Josué Rezende
3º Carlos Knoll
4º Carlos Santos
Campeão do Circuito: Saulo Lyra

Local ASPG
1º Willian Oliveira
2º Swell Henrique
3º Junior Matos
4º Cidivaldo Santos

Com informações de Claudio Raposão Sahonero

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!