Remadores de equipe capixaba vencem Sul-Americano no Peru

Equipe capixaba no topo do pódio em Lima. Foto Divulgação.

A equipe capixaba de canoa havaiana Italo Va’a Espaçolaser, de Vitória, venceu o Campeonato Sul-Americano, em Lima, no Peru, na categoria supermaster. Com a conquista, ocorrida nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, o time ganha uma vaga para disputar o Campeonato Mundial de Canoa Havaiana 2018, que acontecerá no Taiti, nos meses de junho e julho.

Disputando com 300 remeiros de sete países, os atletas conquistaram o título em uma prova acirrada, decidida nos últimos 150 metros e finalizada com o tempo de 29 min e 30 segundos. A vitória no Sul-Americano foi o quarto grande resultado no ano: antes, a Italo Va’a Espaçolaser foi campeã no Campeonato Estadual, no Brasileiro e no Aloha Spirit, maior evento de esportes aquáticos da América Latina.

O treinador Claudiomar Iung, o Formiga, destacou que a prova foi bastante técnica e exigiu muito esforço. “Eram quatro boias, uma a cada 1.500 metros, o que exige que a canoa faça muitas curvas. Então, é necessário um grande empenho do último remador, que é responsável pelas manobras”, conclui.

A final foi disputada, além dos capixabas, por mais duas equipes do Brasil e uma de cada um dos seguintes países: Chile, Peru, México, Argentina e Venezuela. Na preparação, os atletas da Italo Va’a Espaçolaser – Jefferson Cabral, Fábio de Biase, Fábio Oliveira, Juvenal Caetano, Amarildo Louback e Thiago Mello Jacques – chegaram a remar até 100 km por semana.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!