World Sailing eleva status da Star Sailors League

Largada da SSL em Hambugo.. Foto APJ Esportes.

A World Sailing, o órgão máximo da vela mundial, anunciou em sua conferência anual em Puerto Vallarta, México, neste mês, que a Star Sailors League (SSL) foi reconhecida com status de Evento Especial, condição até hoje atribuída apenas a outras seis regatas: Volvo Ocean Race, America’s Cup, Extreme Sailing Series, World Match Racing Tour, PWA World Tour e World’s Kitesports Association’s Freestyle Tours.

O status de Evento Especial garante ao órgão mundial reconhecer e sancionar as competições da SSL. A World Sailing também passará a apoiar a Liga com atividades promocionais e de marketing, além de fornecer juízes e oficiais internacionais de regata. Como parte do acordo, os eventos também serão realizados sob as Regras de Navegação e Regulamentos da World Sailing, não impedindo, porém, que a Star Sailors League altere certas regras.

Idealizador e proprietário da Star Sailors League, o suíço Michel Niklaus enalteceu a atitude da entidade mundial. “A notícia vem no momento em que estamos nos preparando para a quinta edição da SSL Finals, a partir de 4 de dezembro, em Nassau, nas Bahamas. Ficamos extremamente satisfeitos pelo reconhecimento da World Sailing”, agradeceu o fundador da Star Sailors League.

Niklaus acredita que a forma de disputa seja um dos fatores de sucesso da SSL, entidade dirigida pelos próprios atletas. “Nosso sistema de classificação é inspirado no ranking ATP, do tênis, o que atrai medalhistas olímpicos, estrelas da América’s Cup, campeões mundiais de várias classes e os melhores velejadores de oceano, competindo uns contra os outros em condições de igualdade”, justifica o dirigente suíço. “A Star Sailors League celebra não apenas os atuais heróis da vela, mas as lendas que fizeram a história do nosso esporte“.

SSL Finals de 2016 .
Foto Martinez Studio / SSL

Reverências do mandatário – O presidente da World Sailing, com sede em Londres, o dinamarquês Kim Andersen, acrescentou: “Os eventos especiais da World Sailing mostram a variedade e a profundidade do nosso esporte, desde as máquinas de regata de alta performance da Volvo Ocean Race e da America’s Cup, até as disputas mais dinâmicas e criativas como, PWA World Tour e World’s Kitesports Association’s Freestyle Tour”.

A Star Sailors League oferece às lendas da vela, oportunidade de competir e continuar mostrando suas habilidades. Estamos muito satisfeitos por terem se juntado à seleta família de Eventos Especiais, e ansiosos para trabalhar com Michel e sua equipe“, afirmou Andersen. O brasileiro Torben Grael é um dos vice-presidentes da World Sailing, chamada de ISAF (Federação Internacional de Vela) até 2015.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!