Briga acirrada no quinto dia da regata transatlântica rumo a Salvador

Foto Divulgação.

A depressão do sul das Canárias freou um pouco a velocidade dos multicascos Ultime, os mais rápidos da Transat Jacques Vabre. Com mais de 60% do percurso entre a francesa Le Havre e a baiana Salvador, os barcos voadores agora adotam estratégias decisivas nesse match race pelo Atlântico. “Nessas condições, você passa rapidamente de ser o caçador para ser caçado“, disse Thomas Coville, do Sodebo Ultim, líder da Ultime.

A partir deste sábado, os dois devem entrar de vez na calmaria dos Doldrums ou Pot au noir para os franceses. Os barcos estão nos chamados ventos alísios e agora pegam a zona de convergência intertropical, uma região de baixa pressão. Os Doldrums são famosos por tempestades, ventos leves, chuva e rajadas repentinas e inesperadas.

A classe Imoca e a Multi 50s devem demorar um pouco mais para entrar, mas a disputa em ambas segue equilibrada. Mesmo assim, St Michael – VIRBAC e FenêtréA-Mix Buffet estão na ponta, respectivamente. Na Class40, que tem os brasileiros do Mussulo 40 Team Angola Cables, o inglês Phil Sharp e o espanhol Pablo Santurde, dupla Imerys Clean Energy, ainda lideram a frota e estabeleceram um ótimo ritmo na última noite.

No entanto, o V e B, de Maxime Sorel e Antoine Carpentier, aceleraram navegando 372 milhas nas últimas 24 horas (média de 15,5 nós). “Foi difícil, quase impossível de dormir, o barco bate em todas as direções, é sempre estressante, sempre parece que há algo que vai quebrar“, disse o comandante Maxime Sorel. O recorde foi obtido entre os dias 8 e 9 de novembro no Atlântico Norte.

Já os italianos Andrea Fantini e Alberto Bona do Enel Green Power ainda estão a caminho de Lisboa para um reparo do leme de estibordo.

Data: 11/11/17 – 12h06
Class40
1 – Imerys Clean Energy
2 – V and B
3 – Aïna Enfance & Avenir

Multi50
1 – FenêtréA – Mix Buffet
2 – Arkema
3 – Réauté Chocolat

Imoca
1 – St Michel – Virbac
2 – SMA
3 – “DES VOILES ET VOUS!”

Ultime
1 – Sodebo Ultim’
2 – Maxi Edmond de Rothschild
3 – Prince de Bretagne

Com informações de Flávio Perez – OnBoard Sports

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!