Balneário Camboriú está pronta para sediar o Santa Catarina Interassociações 2017

SC Interassociações está confirmado.

Com a confirmação do evento para os dias 18 e 19 deste mês de novembro, começou a mobilização das equipes para a disputa do Santa Catarina Interassociações 2017. A competição já é tradição no Estado e um dos maiores eventos do país na categoria, reunindo as principais entidades filiadas a Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), disputando o título de melhor associação de Santa Catarina.

Balneário Camboriú está situada a 70 km ao norte da capital Florianópolis e sedia a competição, graças a parceria da prefeitura, que deu sinal verde para a realização do evento. Balneário, como é chamada carinhosamente pela população, é uma cidade sofisticada, considerada um dos grandes polos turísticos do Estado, e recebe a visita de milhões de turistas o ano inteiro, oferecendo diversos atrativos para todos os gostos e idades.

Diferente dos anos anteriores, quando a competição teve o formato de circuito, nesta temporada a equipe campeã será definida em apenas um evento. “As condições da economia do país não ajudaram a realização de um circuito, mas não poderíamos deixar de fazer esse campeonato emblemático para o surfe catarinense, que acontece desde os anos 90”, declarou Aurélio Ramos, promotor e um dos idealizadores do interassociações.

A taça dos campeões.

Pelo fato de ser apenas um campeonato definindo a equipe campeã, muitas associações estarão presentes no litoral norte em busca do cobiçado título. “É uma competição de tiro rápido, pois quem vencer conquistará o status de melhor associação catarinense, e ainda leva um belíssimo troféu pra sua praia”, destacou Aurélio.

O Santa Catarina Interassociações 2017 tem um formato diferenciado das demais competições de surfe. As baterias tem a duração de 10 minutos, com o surfista podendo surfar no máximo três ondas, com suas duas melhores notas computadas, definindo os classificados. Cada equipe deve se apresentar no campeonato com seus uniformes, barracas, além das bandeiras de sua cidade e associação. Todos esses quesitos valem pontos, que somados às disputas na água em cada categoria, definem a equipe campeã.

Campeões mantém a base da equipe vencedora de 2016

Em 2016 foram realizadas três etapas do circuito Interassociações, percorrendo o Estado de norte a sul, com 14 associações em média disputando cada evento. A Associação de Surf de Barra do Sul (ASB) conquistou o título inédito de campeã em 2016, e promete manter o ritmo em busca do bicampeonato. A equipe do “Pirão” (grito de guerra entoado pelo time de Barra do Sul) manterá os atletas da base vencedora do ano passado, com algumas alterações em sua escalação.

Equipe de Barra do Sul defende o título. Foto Basílio Ruy

A associação que mais venceu o Interassociações é justamente a anfitriã da etapa, a Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC), detentora de nove títulos. A cidade tem tradição no surfe e já revelou talentos de alto nível para as competições nacionais e internacionais. A disputa contará ainda com a presença de excelentes equipes tradicionais de todo litoral catarinense, que promete deixar a briga ainda mais eletrizante pela taça de 2017.

Com informações de João Lopes – Prime Press

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!