Projeto Veleiro Eco promove encontro em Itajaí para debater lixo marinho

A presença de plásticos no mar vem sendo apontada como um dos mais graves problemas, que podem afetar a vida do planeta. Com o objetivo de discutir e buscar soluções para essa questão, na próxima segunda-feira, 2 de outubro, o projeto Veleiro ECO, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o 1º Encontro sobre Lixo Marinho do Atlântico Sul, no Centreventos de Itajaí. O evento integra a programação de lançamento oficial do Veleiro ECO, que ocorre no dia seguinte, terça-feira, 3 de outubro, na Marina Itajaí.

O encontro vai contar com a presença de palestrantes como Amyr Klink, Vilfredo Schurmann e Olivier Petit, do TARA Expedition Foundation, veleiro francês que serviu de inspiração para a construção do Veleiro ECO, entre outros pesquisadores e velejadores renomados do Brasil. Em discussão, estarão em pauta temas como sustentabilidade e estratégias no descarte de materiais plásticos, o consumo e o impacto nos oceanos, combate ao lixo marinho com exemplos de ações nacionais e internacionais.

Os participantes poderão conferir ainda a Mostra de Cinema Ambiental Planeta.doc sobre Lixo Zero. Durante o evento também será elaborada a Carta Veleiro ECO – Itajaí 2017 com a formação de uma rede TransAtlântica de pesquisa sobre a problemática do lixo marinho e o estabelecimento de Programa de Educação Ambiental em âmbito nacional com foco na formação de lideranças locais. As inscrições para o Encontro são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Veleiro ECO.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!