Classe C30 decide terceira etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela

Disputa acirrada em Ilhabela. Foto Marcos Méndez / SailStation.

Os resultados das primeiras regatas deixaram abertas as chances da flotilha da classe C30 na terceira etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de vela oceânica, a ser definida neste fim de semana (23 e 24/9). O atual bicampeão, Caiçara, e Caballo Loco lideram empatados após cinco regatas, enquanto apenas três pontos separam Katana Portobello, eCycle +Realizado e Barracuda na disputa pelo pódio, com Kaikias em sexto lugar.

Se os dois primeiros somam apenas sete pontos perdidos, a disputa pelo terceiro lugar também está aberta. O comandante do Barracuda, Humberto Diniz aguarda com otimismo as regatas decisivas. “O circuito está muito bom. Com a entrada do Kaikias, temos seis barcos na raia, número expressivo para uma classe oceânica one-design. Caiçara e Caballo são os favoritos, mas o Katana também é forte e marcou presença. Barracuda e +Realizado têm a particularidade de correrem com tripulação da casa, ou seja todos amigos e de Ilhabela“.

C30 Caballo Loco. Foto Aline Bassi / Balaio de Ideias.

Embora reconheça o bom desempenho dos líderes, Diniz aposta no equilíbrio da classe C30 para manter a motivação no Barracuda. “Todos estão andando muito juntos. Se os barcos da ponta vacilarem, iremos para frente. Uma manobra mal sucedida pode custar várias posições. Vamos procurar largar bem, com vento limpo e chegar à frente na marca de barlavento. Nessa condição fica difícil de o barco ser alcançado“, planeja o timoneiro do Barracuda.

Representando a Marinha do Brasil, a tripulação do Kaikias também aguarda esperançosa as próximas regatas com a meta de evoluir na etapa. “O primeiro fim de semana foi maravilhoso, com sol, vento brando, e ótimo para a nossa tripulação iniciante na C30 e em busca de entrosamento. A classe é maravilhosa, porém, com várias particularidades quanto aos ajustes do barco. Estamos felizes com nosso progresso em relação à Semana de Vela. Velejar com amigos é sempre muito gostoso“, ratifica Tatiana Almeida, trimmer da vela mestra.

C30 Barracuda. Foto Aline Bassi / Balaio de Ideias.

A previsão para 23 e 24 de setembro é de ventos variando de sudoeste a sueste, entre 7 e 11 nós, com calor e sol entre nuvens. Além da C30, a Copa Suzuki reúne as classes HPE 25, IRC, RGS e Bico de Proa. Cerca de 30 embarcações retornam ao Yacht Club de Ilhabela (YCI) para a conclusão da penúltima etapa da temporada do Circuito Ilhabela de vela oceânica.

Classificação parcial da 3ª Etapa da Copa Suzuki :
1 – Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): (3)+3+2+1+1 = 7 pontos perdidos
2 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 1+1+(3)+2+3 = 7 pp
3 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): 5+2+1+4+(7 DNC) = 12 pp
4 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 2+(5)+4+3+4 = 13 pp
5 – Barracuda (Humberto Diniz): 4+4+(5)+5+2 = 15 pp
6 – Kaikias (Renata Dcnop): (6)+6+6+6+5 = 23 pp

Por Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!