Luto na comunidade de surfe: Zander Venezia, de Barbados, morre aos 16 anos

Zander Venezia morreu aos 16 anos. Foto WSL

A comunidade do surfe está de luto desde a terça-feira)(5) quando o jovem Zander Venezia, 16 anos, morreu após bater a cabeça contra o reef em um pico da costa leste de Barbados, no Caribe. O surfista, que já disputava eventos do World Qualifying Series, estava surfando em Box by Box, quando após pegar uma onda acabou atirado para o fundo, batendo a cabeça no recife de coral.

O surfista ficou inconsciente após o choque e foi resgatado por Nathan Florence, irmão de John John Florence, e o local Dylan Graves, que também estava no pico. Eles tentaram levá-lo rapidamente para a praia, o que foi muito difícil, pois Box by Box é um lugar difícil para entrar e sair, mesmo para quem tem habilidade. Quando finalmente conseguiram sair, realizaram a reanimação na praia, mas Vander não se mexia. A ambulância veio rápido de Speightstown e os paramédicos continuaram a tentar reanimá-lo sem parar por 75 minutos, mas ele não respondeu.

Apesar da causa da morte ainda não ter sido confirmada, a suspeita é de que Zander tenha quebrado o pescoço. Ele foi retirado da água sangrando e submetido a manobras de ressuscitação (CPR) durante mais de um hora, mas não resistiu. Florence contou que, antes do acidente, Zander havia comentado que havia pego a onda de sua vida.

Slater e Zander Venezia. Foto Instagram Kelly Slater.

A notícia se espalhou rapidamente entre os atletas e o maior dele, o 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater, frequentar assíduo Barbados, postou uma foto ao lado de Zander, ainda garoto, para manifestar sua tristeza e luto pelo ocorrido. “Para todos, você era tão bom amigo quanto surfista. Obrigado pelo impacto que você teve naqueles que estiveram ao seu redor durante sua vida, com alegria e propósito. E obrigado por tirar esta foto comigo quando você tinha cinco anos. Vou te estimar para sempre. Louis Venezia (pai de Zander), meus pêsames não vão mudar nada. As palavras não são suficientes para sua família e a perda de um filho. O luto sentido por muitos se estende ao trabalho que vocês fazem pelo surfe. Muito amor à minha família de Barbados“, escreveu.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!