Semana de Vela de Ilhabela: guerreiras da Marinha do Brasil correm na classe C30

Tripulação do Kaikias. Foto APJ Esportes

A equipe de alto rendimento da Marinha do Brasil estreia neste domingo (9) na 44ª Semana de Vela de Ilhabela (SVI) na competitiva classe C30. Os seis velejadores cariocas correm no Kaikias e terão como adversários, tripulações experientes como a do catarinense Katana, atual campeão do principal evento da vela oceânica no país. A largada da regata de abertura, Ilha de Toque Toque, está prevista às 11h30.

Entre os tripulantes do Kaikias estão as velejadoras que fizeram campanha olímpica de Match Race para os Jogos de Londres, Tatiana Almeida e as irmãs Fernanda e Renata Decnop. Em 2015, Fernanda conquistou a medalha de bronze na classe Laser Radial nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. O comandante Rafael Pariz e os tenentes Rodrigo Kormann e Filipe Lopes completam a equipe.

Kaikias em Ilhabela. Foto Edu Grigaitis/Balaio.

Vamos tentar aliar força à qualidade. O campeonato de Ilhabela é ao mesmo tempo sério e divertido. Estou me aposentando das campanhas olímpicas, mas vou continuar velejando. Apesar de não conhecermos o barco, pode ter certeza de que vamos brigar”, garante Fernanda, campeã mundial de HPE 25 ao lado da irmã Renata nos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro em 2011. Formada em veterinária, a velejadora tem se dedicado a cuidar das montarias no hipismo.

Exemplo de superação – Após dedicação intensa ao tratamento de um câncer de pâncreas com metástase no fígado, Tatiana superou a doença. Precisou interromper a campanha olímpica na classe Nacra para os Jogos Rio 2016, mas agora está de volta às raias. “A sensação de estar em Ilhabela e poder velejar com os amigos é indescritível. É uma benção retomar as atividades e celebrar a vida”, comemora Tatiana com gratidão.

Katana Portobello no porto. Foto APJ Esportes.

Gostamos muito da classe C30, mas ainda temos de nos entrosar um pouco mais com o barco. Nossos adversários são muito experientes, mas vamos meter a cara e enfrentá-los da melhor forma possível”, afirma Tatiana. Além do campeão da SVI em 2016, Katana Portobello, o Kaikias terá a concorrência do bicampeão da Copa Suzuki, Caiçara; do terceiro colocado no atual Campeonato Brasileiro, Caballo Loco; assim como, eCycle +Realizado e Barracuda.

1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de 2017
1º Katana Portobello (Cesar Gomes Neto) – 13 pontos perdidos
2º Zeus Team (Inácio Vandresen) – 13 pp
3º Caballo Loco (Mauro Dottori) – 14 pp

Semana de Vela de Ilhabela de 2016
1º Katana Portobello (César Gomes Neto) – 28 pontos perdidos
2º Zeus Team (Inácio Vandresen) – 33 pp
3º Caiçara (Marcos de Oliveira César) – 34 pp

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!