Itacoatiara Pro 2017 começa nesta quinta-feira em Niterói (RJ)

Itacoatiara Pro 2017 começa nesta quinta-feira em Niterói. Foto Tony D’andrea

A semana começou com boas ondas após a entrada de uma ondulação e a expectativa é de que o Itacoatiara Pro 2017 tenha início já nessa quinta-feira (15), em Niterói. A primeira chamada do dia será bem cedo para a definição do início da competição que contará com a presença do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega, confirmado para o evento. Distribuindo R$ 100 mil, uma das maiores premiações do APB World Tour, e 5.000 pontos no ranking a etapa brasileira chega a sua sexta edição e tem prazo até o dia 25 de junho, domingo, para ser encerrada.

Além de Guilherme Tâmega, o Brasil contará com o atual bicampeão mundial Pro Junior, Sócrates Santana, o tricampeão mundial do ISA Games, Eder Luciano, e o campeão mundial em 2008, Uri Valadão, como alguns dos principais nomes no evento. Locais como Dudu Pedra, Kalani Lattanzi e João Zik também surgem com boas chances e esperanças de título para o Brasil. Em cinco edições nunca um brasileiro conseguiu chegar ao alto do pódio.

Caso a expectativa da organização se concretize a quinta-feira será o primeiro dia de competição em Itacoatiara e o evento deve ter início com as disputas das triagens do campeonato Profissional Masculino. Os principais candidatos ao título já estão escalados nas baterias do evento principal e aguardam a definição dos demais competidores que disputarão uma fase eliminatória.

Temos uma ondulação muito boa já para os primeiros dias de campeonato. É bem provável que quinta e sexta a gente tenha condições de colocar o evento na água. Depois temos previsões boas para o meio e fim da próxima semana”, explica Giuliano Lara, organizador do Itacoatiara Pro.

Foto Divulgação/APB

Líder do ranking mundial 2017, o sul-africano Jared Houston chega embalado ao Brasil após vencer a segunda etapa do Circuito Mundial em Teahupoo, no Tahiti. Após sofrer uma grave lesão no ombro em 2016, o campeão do Itacoatiara Pro 2014 volta renovado para tentar o bicampeonato. Amaury Laverhne, bicampeão da etapa em 2013 e 2015, e Alex Uranga, vencedor da etapa no ano passado, também são apontados como favoritos ao título.

Para os homens, o APB World Tour chega a sua terceira etapa após passar por Hawaii e Tahiti, enquanto que, para as meninas e os atletas até 18 anos, o evento em Itacoatiara marca a abertura da temporada. Segundo as previsões da organização é bem possível que as duas categorias sejam realizadas já nos primeiros dias de janela.

Guilherme Tâmega promove palestra motivacional

O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega estará no Brasil para competir o Itacoatiara Pro, engrossando o caldo brasileiro na luta pelo título. Além disso, no dia 17, sábado, às 20h, no Plaza Shopping, onde existirá uma área de ativação do Itacoatiara Pro, Tâmega irá ministrar uma palestra motivacional onde pretende passar um pouco dos seus conhecimentos para os presentes e instigar os brasileiros a competir.

No showroom do Itacoatiara Pro, que ficará localizado em uma loja na praça do cinema no Plaza Shopping, em frente ao restaurante NOI, estará exposto todo o histórico da competição, fotos, vídeos e será oferecido ao público entretenimento e brindes. No mesmo local, no outro fim de semana, dia 24, acontecerá o torneio internacional de Youriding, videogame de bodyboarding, no qual os atletas irão competir o Itacoatiara Pro virtualmente.

Itacoatiara Pro 2017 – Galeria de campeões
2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 – Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)

Ranking Mundial após duas etapas:
1º Jared Houston (África do Sul) – 4000
2º Garth McGregor (Austrália) – 3840
3º Jeff Hubbard (Havaí) – 3440
4º Alex Uranga (País Basco) – 3400
5º Mike Stewart (Havaí) – 3360
6º Dave Hubbard (Havaí) – 2720
7º Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião) – 2440
8º Paul Blaz (Austrália) – 2400
9º Patrick Orr (Havaí) – 2320
10º Tanner McDaniel (Havaí) – 2240

Com informações de Danilo Caboclo e Daniel Alves.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!