José Muniz fatura etapa e conquista título do Circuito Jamaica Areias Classic

Altas ondas na final do Circuito Jamaica Areias Classic. Foto Divulgação

O surfista da Praia dos Açores, José Muniz, conquistou o título do Circuito Jamaica Areias Classic no último dia 29 de abril, durante a última etapa disputada no pico das Areias, no Campeche, promovido pela Associação de Surf dos Amigos da Praia das Areias (ASAPA). Em condições épicas, com ondas de até dois metros nas séries, José Muniz dominou o evento do início ao fim e garantiu a passagem aérea internacional, destinada ao campeão do circuito.

A organização monitorou o forte swell previsto para o final de semana e o sábado amanheceu com ondas pesadas e alinhadas de dois metros. A organização, preocupada com a segurança e integridade dos atletas, colocou a competição em stand by, mas no decorrer da manhã, o mar foi ajeitando e a ASAPA teve a acertada e feliz decisão de botar as baterias na água.

José Muniz com o prêmio de campeão do circuito. Foto Divulgação

Foi um sábado intenso, com ondas perfeitas, que rolavam entre 1 metro e séries que alcançavam facilmente 2 metros. O ranking do circuito estava acirrado e ficou para ser decidido na última etapa. Na categoria Open, a corrida era por uma passagem internacional e mais uma prancha, já nas demais categorias o prêmio era uma prancha zerada para cada campeão.

José Muniz liderava o circuito com 1810 pontos e o único atleta que poderia tirar o título era Sidivaldo Santos, da Barra da Lagoa. “Zé”, como é conhecido pelos seus amigos, deu um show de surf na grande final e dominou a competição do início ao fim. Muniz foi o responsável pela melhor média e pela melhor onda do evento, garantindo o título da etapa e do circuito. O campeão levou para casa uma passagem internacional para ao Peru, oferecida pelo Las Piedras Home Resort, além de duas pranchas, uma pela etapa e outra pelo circuito.

Foto Divulgação

rou campeão do circuito na categoria.

Na categoria Local, o atleta Keoma Farias levou a etapa e de quebra o circuito, com um surfe muito polido. “Barata”, como é chamado pela galera da ASAPA, também foi responsável pela terceira melhor nota do evento. Lucas Tuller que surfou contundido ficou na segunda colocação, seguido de Bryan Peter e Euden dos Passos que se recuperava de lesão.

Na Júnior, quem levou a etapa foi o atleta Rafael Antunes, deixando na segunda colocação Matheus Brum, e em terceiro, Robert Rodrigues, que, com o resultado, foi o campeão do circuito. Na quarta colocação ficou o atleta Rafael Martins.

Premiação. Foto Osmarino Matos

A Iniciante, principal categoria de base, teve como campeão da etapa e do circuito o atleta Arcilio Souza, deixando na segunda colocação Zurisadai Ferreira e na sequência os atletas locais Pedro Luiz e Theo Klocknee.
As meninas do circuito não compareceram em peso e tivemos apenas três atletas no feminino, porém a categoria foi mantida e Fernanda Alface levou a etapa, com Cecilia em segundo, e Debora Rabelo em terceiro, que levou também o título da categoria no circuito. O evento também coroou os campeões do circuito surf treino da ASAPA. Na Open o campeão foi Lucas Tuler; na Master, Thiago Pacheco; e na Mirim, o atleta Pedro Luiz.

Foto Osmarino Matos

A ASAPA vem evoluindo a cada etapa, a Associação tem várias atividades em seu calendário, dentre elas o surf treino que acontece a cada 15 dias na praia central das Areias do Campeche, e é aberta a todos que queiram participar. A Associação tem como objetivo principal promover o esporte, assim com a inserção social de crianças e adolescentes no convívio saudável que ele propicia.

Foto Osmarino Matos

A ASAPA agradece, primeiramente, a Deus, a todos os associados e aos patrocinadores: Jamaica, Las Piedras Home Resort, Hauzimob, VLCS, Maresias, Hartmann, Roymay, Pena, Keko. também aos apoiadores: Mix Fins, Local Roots, South to South, Luxo de sereia, New History, Tikehau, SDA, tratoraria da Ilha, Resinas Ilha Norte, Under Ground , Tick Deck, Multi Cópias, Lay Back e Manga Wax.

Foto Osmarino Matos

Com informações de Thiago Pacheco

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!