Elite do bodyboard mundial confirma presença no Itacoatiara Pro 2017

Jared Houston lidera o ranking mundial. Foto Tony D’andrea

e pontos importantes na corrida ao título mundial, o evento será válido com terceira etapa do APB World Tour.

Depois de Pipeline, no Havaí, e Teahupoo, no Tahiti, será a vez Itacoatiara figurar no centro das atenções do circuito mundial e receber a elite do esporte em uma competição que é tradicionalmente marcada por grandes ondas. Sucesso de público, crítica e mídia desde a primeira edição em 2012, a etapa brasileira do circuito mundial da APB (Association of Professional Bodyboarders) chega em mais uma edição, se consolidando como o maior evento de bodyboard do mundo e colocando Itacoatiara definitivamente na rota das melhores ondas do planeta.

O diretor do evento e atleta profissional Giuliano Lara, comemora o reconhecimento por parte dos órgãos públicos e empresas. “A confirmação do evento pela Prefeitura de Niterói respalda todo o nosso trabalho junto às empresas privadas e dessa forma é possível viabilizar a competição internacional mais representativa do calendário da cidade. Um campeonato do porte do Itacoatiara Pro acontecendo anualmente deixa um legado eterno no esporte, na educação e na economia da cidade”, explica.

Alex Uranga. Foto Renato de Paula.

Sul) e Amaury Laverhne (Ilhas Reunião), todos campeões mundiais, já são certos. Entre os brasileiros, Eder Luciano, Uri Valadão, Isabela Sousa, Neymara Carvalho, além, é claro, dos ídolos locais como Dudu Pedra e José Otávio, são alguns dos fortes candidatos ao título.

Novidades dentro e fora d`agua

Os frequentadores da região oceânica de Niterói estão acostumados com a movimentação que o Itacoatiara Pro promove durante o mês de junho. Shows, festas, eventos socioculturais, gastronomia e muita gente bonita, transformam o local num verdadeiro festival esportivo repleto de atrações para todos os gostos. Mas nesse ano, até o Plaza Shopping, no centro da cidade, terá uma área temática sobre o mundial de bodyboard, onde além de expor todo o histórico da competição, oferecerá ao público entretenimento, brindes e a oportunidade de competir no Itacoatiara Pro virtualmente através de um videogame.

Para os competidores reais, a luta pelo título está mais difícil neste ano. Uma alteração proposta pela APB define que apenas os oito melhores colocados nas triagens terão o direito competir no evento principal, onde enfrentarão os trinta e dois melhores colocados no ranking mundial rumo ao título na onda mais poderosa do Brasil. Outra boa notícia é a manutenção da etapa feminina que abre o circuito mundial para as mulheres.

O Itacoatiara Pro 2017 promete recorde de inscritos, já que a disputa também foi confirmada para categoria Pro Junior, que contempla os atletas com idade inferior à 18 anos. Uma completa celebração do esporte que colocará lado a lado os principais nomes do esporte e o melhor da nova geração.

Itacoatiara Pro 2017 – Galeria de campeões
2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 – Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)

Ranking Mundial após duas etapas:
1. Jared Houston (África do Sul) – 4000
2. Garth McGregor (Austrália) – 3840
3. Jeff Hubbard (Havaí) – 3440
4. Alex Uranga (País Basco) – 3400
5. Mike Stewart (Havaí) – 3360
6. Dave Hubbard (Havaí) – 2720
7. Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião) – 2440
8. Paul Blaz (Austrália) – 2400
9. Patrick Orr (Havaí) – 2320
10. Tanner McDaniel (Havaí) – 2240

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!