Mundial da Juventude: 14 brasileiros estão na disputa em Auckland

João Emílio de Vasconcelos é um dos representantes do Brasil e, Auckland. Foto Fred Hoffmann

João Emílio de Vasconcelos é um dos representantes do Brasil e, Auckland. Foto Fred Hoffmann

O futuro da vela brasileira começa a sair do papel e entrar na água. Com 14 jovens velejadores, a delegação do país disputa o Mundial da Juventude, em Auckland, na Nova Zelândia, em competição marcada para o período de 14 a 20 de dezembro, nas classes RS:X (masc. e fem.), 420 (masc. e fem.), Laser Radial (masc. e fem.), 29er (masc. e fem.) e Nacra 15 (aberta para duplas masculinas, femininas ou mistas). As primeiras regatas estão previstas para o próximo dia 16 — por causa do fuso horário, no horário de Brasília a competição começa na madrugada de quinta para sexta-feira.

Confira o site oficial do evento AQUI

Vamos para o campeonato com uma equipe cheia de gás. A vela é um esporte de carreira longa para o atleta. Então, nosso foco principal, mais do que o resultado em si, é dar a esses velejadores experiência com barcos que servem de base para as classes olímpicas, num ambiente de competição internacional de alto nível”, diz Alexandre Saldanha, o Spanto, que chefiará a delegação brasileira e foi técnico de Robert Scheidt nos Jogos Rio 2016.

Daniel Rocha também é o Brasil em Auckland. Foto Fred Hoffmann

Daniel Rocha também é o Brasil em Auckland. Foto Fred Hoffmann

O Brasil estará representado em todas as classes, com oito velejadores e seis velejadoras. No Mundial da Juventude de 2015, o país conquistou duas medalhas: prata, com Leonardo Lombardi e Rodrigo Luz (420 masculino); e bronze com Brenno Francioli (RS:X masculino). A vela brasileira tem um histórico de sucesso no Mundial da Juventude, incluindo os ouros de Robert Scheidt (1991), Martine Grael e Kahena Kunze (2009), atletas que depois se tornariam medalhistas em Jogos Olímpicos.

Os velejadores do Brasil no Mundial da Juventude 2016
Lucas Cazale Bonioli Cardoso e Lucas Bethlem Mirow – 29er
Helena Van Swaay De Marchi e Nicole Schiavo Buuck – 29er
Gustavo Luis Ribeiro Abdulklech e Pietro Motta Geronimi – 420
Olivia Belda e Marina Mariutti Carioba Arndt – 420
Natascha dos Santos Böddener – Laser Radial
Joao Emilio Mendes de Vasconcellos – Laser Radial
Daniel Rocha Pereira – RSX
Larissa Ricci Schenker – RSX
Carlos Eduardo Lins Monteiro Lopes e Rafael Melo Rizzato – Nacra

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!