Baleias saúdam vitória do Katana Portobello na C30 em Ilhabela

Katana Portobello. Foto Marcos Mendez/SailStation

Katana Portobello. Foto Marcos Mendez/SailStation

Três ou quatro baleias jubartes tornaram-se espectadoras privilegiadas da Regata Ilha de Toque-Toque, abertura da Semana de Vela de Ilhabela para a classe C30 neste domingo (3). O barco Katana Portobello, de Florianópolis, venceu a prova de percurso que começou com vento fraco, de quadrante nordeste, em torno de cinco nós. No início da tarde o vento rondou para sul e a intensidade chegou a oito nós. O diretor de Meio Ambiente do Yacht Club de Ilhabela (YCI), Júlio Cardoso registrou o salto de uma das baleias.

A disputa pela primeira colocação foi acirrada entre o Katana Portobello (César Gomes) e a tripulação paulista do Caiçara (Marcos Cesar). A mesma situação prevaleceu entre o atual campeão brasileiro e da Semana de Vela, Loyal (Marcelo Massa), e Zeus Sailing Team (Inácio Andersen) na briga pelo terceiro lugar. Em seguida, +Realizado, Kaikias, Barracuda e Caballo Loco cruzaram a linha de chegada, respectivamente. A regata desta segunda-feira (4) também será válida pelo Grand Prix de C30.

Baleia jubarte em meio à regata. Foto (Júlio Cardoso/YCI

Baleia jubarte em meio à regata. Foto (Júlio Cardoso/YCI

Fomos agraciados com a presença das baleias junto à Ilha de Toque-Toque, enquanto travávamos disputa acirrada com o Katana pela liderança da regata“, comentou o comandante do Caiçara, Marcos César. Para o timoneiro do Caballo Loco, as jubartes tornaram-se a principal atração do dia. “Na ida para Toque-Toque optamos por velejar no meio do canal e ficamos para trás. Não conseguimos nos recuperar, mas em compensação fomos contemplados com o espetáculo proporcionado por três baleias à nossa frente”, relatou Mauro Dottori.

Disputam Semana de Vela, Grand Prix e Campeonato Brasileiro: Caballo Loco (Mauro Dottori), Caiçara (Marcos de Oliveira César), Loyal (Marcelo Massa), Kaikias (Felipe Echenique), Barracuda (Humberto Diniz) e +Realizado (José Luiz Apud), todos de São Paulo, além dos dois barcos de Florianópolis: Zeus (Inácio Vandersen), campeão em 2014, e Katana (Cesar Gomes). O Loyal defende os títulos, Brasileiro e da Semana de Vela, ambos conquistados em 2015, enquanto o Caiçara é o atual campeão do Circuito Ilhabela. Na segunda-feira (4) haverá regata especial para convidados a bordo.

Por Ary Pereira Júnior

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!