15º Jet Waves World Championship: dirigente destaca volta do Brasil ao circuito mundial

Bruno Jacob é o principal brasileiro no circuito mundial. Foto Divulgação.

Bruno Jacob é o principal brasileiro no circuito mundial. Foto Divulgação.

O retorno do Jet Waves World Championship (campeonato com manobras de jet ski nas ondas), ao Circuito Mundial foi destacado pelo presidente da International FreeRide WaterCraft Association (IFWA) Mark Matsuda, responsável pelo tour mundial que passa por seis países neste ano. As disputas da 15ª edição, que vale como quarta etapa do circuito mundial acontece de 15 a 17 de julho, na Praia de Stella Maris, em Salvador, na Bahia.

O Jet Waves é o evento original para a IFWA e o Brasil foi sede das finais do Circuito Mundial por sete anos. Nas últimas três temporadas o país esteve fora e foi difícil para todos. O evento é um dos mais antigos eventos de Freeride do mundo, perdendo apenas para o Jet Jump, por dois anos de diferença. Grandes ondas, pessoas amigáveis e a riqueza em cultura, faz do Brasil uma das localidades favoritas. Estamos muito satisfeitos por ter assegurado com êxito uma das etapas do nosso tour. É um novo local para nós e muitos de nossos competidores, além de se a casa de um de nossos melhores riders se torna também emocionante”, ressaltou Matsuda.

Mark Matsuda, presidente da IFWA.

Mark Matsuda, presidente da IFWA.

O dirigente lembrou que a disputa era realizada, em Santa Catarina e o país tem uma história dentro do Circuito Mundial e por isso é uma etapa importante. Salvador, sede desta 15ª edição, é a cidade natal de Bruno Jacob, que iniciou competindo no freestyle (estilo livre) e há nove anos disputa a competição da IFWA. “Nos últimos quatro anos o Bruno evoluiu muito e é um piloto querido por todos. Como ‘embaixador da Bahia’ tem incentivado muitas pessoas a visitar Salvador”, acrescentou.

Em relação ao nível técnico do Circuito Mundial após três etapas realizadas, Matsuda explicou que cada local tem suas peculiaridades, a praia, as ondas são diferentes e, claro, o tempo são fatores importantes. Nós temos reuniões após cada evento, oportunidade que discutimos os pontos fortes e fracos, bem como o nível de concorrência. Era evidente que em Portugal seria um ano difícil para os competidores. A França é sempre difícil porque há muitos bons pilotos vindos de toda Europa. Na Inglaterra, muitos pilotos nos surpreenderam com suas habilidades. Houve grandes surpresas na condição de mar, com as melhores ondas da temporada até agora.

Na opinião de Mark Matsuda o 15º Jet Waves World Championship será fundamental para os pilotos que estão participando do Circuito Mundial. Lembrou que a organização foi obrigada a cancelar pontos da terceira etapa, na Inglaterra, devido às más condições de mar, pois desta forma os melhores pilotos não perderiam quaisquer posição que conduzem a Salvador. Entretanto, não conseguiram superar o atual líder, o norte-americano Mark Gomez. O dirigente entende que os pilotos que estão na briga pelo título precisam somar pontos na capital baiana.

O presidente da IFWA prevê boas possibilidades para o brasileiro Bruno Jacob neste 15º Jet Waves World Championship. “O Bruno tem treinado bastante durante a pré-temporada e isso tem sido muito positivo, como ficou demonstrado nas etapas europeias do tour. Caso não ocorram imprevistos, ele tem boas chances de vencer em sua cidade natal. Está familiarizado com o mar, tem o equipamento pessoal e até agora obteve bons resultados, demonstrando força, confiança e precisão. Na Inglaterra, executou excepcionalmente bem na final da Beattle of the Pilots, perdendo para o campeão dos últimos anos por uma margem pequena. Não vai ser fácil, pois no Freeride tudo pode acontece”, analisou.

O 15º Jet Waves World Championship tem a organização da FER (Federação de Esportes Radicais), com supervisão da IFWA (International FreeRide WaterCraft Association). Os apoios são da Ventura Marine – Água de Coco Obrigado – Wamiltons Customs – Grand Hotel Stella Maris – AMF Racing – Pro Rider – Hydro Turf – DASA – Tigercraft – Prefeitura Municipal de Salvador – Racu Photo – ProNautica – Jacob Adventure.

Mais informações nos sites: www.jetwaves.com.br

ROF – Renato Fabretti – Mtb 16051

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!