Festival Santos de Longboard tem data definida com previsão de boas ondas no Quebra-Mar

Thiago Bulhões é presença certa no Festival Santos de Longboard. Foto Paulinho Andrea

Thiago Bulhões é presença certa no Festival Santos de Longboard. Foto Paulinho Andrea

Agora é oficial. O Festival Santos de Longboard está definido para quinta e sexta-feira, em pleno feriado de Tiradentes (dias 21 e 22), na Praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini, em Santos (SP). A previsão aponta uma condição excelente de ondas para os dois dias, sobretudo para o surf de pranchões. O evento, patrocinado pela Rumo, reunirá atletas de várias gerações, divididos em seis categorias, incluindo profissionais que se destacam no Circuito Mundial Profissional.

Decidimos pelos dias 21 e 22 pela condição excelente que está se desenhando – tamanho, vento, direção da ondulação e período alto – garantindo uma boa formação para as ondas”, ressalta o diretor técnico da competição, Mauro Rabellé, também head judge do Circuito Mundial de Longboard da World Surf League (WSL), reforçando que o critério de julgamento será o 100% tradicional, com as famosas manobras clássicas, como Hang Ten e Five e o andar sobre a prancha.

Atalanta Batista, tricampeã brasileira, vai prestigiar o festival. Foto Arquivo Pessoal.

Atalanta Batista, tricampeã brasileira, vai prestigiar o festival. Foto Arquivo Pessoal.

Nomes de ponta como Carlos Bahia, Jefson Silva, Marcelo Carbone, Caio Teixeira, Jaime Viúdes, Jefferson Silva, Alexandre Wolthers, Thiago Bulhões e o ícone Picuruta Salazar estão confirmados na categoria open, bem como as melhores brasileiras no Mundial, Chloé Calmon, que vem do Rio de Janeiro, e Atalanta Batista, de Pernambuco, na feminina. Entre os pioneiros, lendas como Chico Paioli, Fábio Boturão e John Wolthers abrilhantarão a festa. “A presença dos profissionais, que representam muito bem o Brasil, engrandecerá muito o Festival”, diz Rabellé.

E o espírito do evento é esse mesmo, de festa, encontro, confraternização. “O objetivo é uma grande confraternização, um resgate da modalidade no País. Teremos as disputas, valendo pódio, premiação muito boa, mas no final, o que valerá mesmo será esse clima de união, para evidenciar o esporte, mostrar a força dos pranchões”, afirma o presidente da Associação Santos de Surf, Marcos Andrade, o Cabeça.

A competição terá início às 8 horas de quinta-feira, com previsão de ondas e sol, com a categoria Kahuna, para surfistas dos 45 aos 49 anos. Serão quatro baterias e na sequência, às 9h, a estreia da Open, com oito baterias, reunindo os principais nomes do país. As disputas femininas são as próximas no mar, às 11h40, e logo após, às 13h, novamente a open. Depois, 15h20, será a vez da Gran Kahuna, com os surfistas com idade entre 50 e 59 anos.

A sexta-feira começa com a semifinal da nova geração, a categoria Júnior, também às 8h. Meia hora depois, as duas baterias que definirão os finalistas da Gran Kahuna e 9h, uma das grandes atrações, os atletas da categoria pioneiros, dos 60 anos em diante. As finais terão início por volta das 11 horas, com a premiação, às 13h.

Alexandre Wolthers. Foto Paulo Camargo.

Alexandre Wolthers. Foto Paulo Camargo.

A premiação será outro atrativo, com seis pranchões feitos especialmente para o evento, pela conceituada New Advance, com shape de Neco Carbone. Na disputa feminina, as finalistas ganharão peças voltadas ao surf da Água Marinha, especialista em biquínis. Outro destaque fica para os produtos da Rubber Sticky. “A galera caprichou”, elogia Cabeça. Na Júnior, o vencedor levará um shape de skate Tábua Havaiana e há também quilhas Alma Quilhas e kits da Cinza General Store, Fu Wax Parafinas e Okumura Temakeria.

O Festival Santos de Longboard 2016 é uma realização da Associação Santos de Surf (ASS), com o patrocínio da Rumo Logística, através de projeto aprovado Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte (Promifae), da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de New Advance, Cinza General Store, Rubber Sticky, Fu Wax, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent, Alma Quilhas, Tábua Havaiana, Vitshop Semes e Fupes.

Acompanhe todas as novidades sobre os eventos da ASS pelo facebook.com/santos.surf/.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!