Festival Santos de Longboard segue critério de julgamento da WSL‏

Chico Paioli. Foto Mario Moraes

Chico Paioli. Foto Mario Moraes

O estilo tradicional será valorizado nas notas do Festival Santos de Longboard, competição patrocinada pela Rumo Logística, que será disputada no Quebra-Mar, nos dias 16 e 17 de abril ou 23 e 24, no final de semana que oferecer melhores condições de ondas. Apesar de criado com caráter de confraternização, o evento terá notas, pódios e premiação, com pranchões oferecidos pela New Advance, hoje uma das melhores fábricas de pranchas do país.

A manobra mais “clássica” nos pranchões, o caminhar na prancha, terá a nota mais bem avaliada pelos juízes. É o famoso ‘Hang Ten’, quando o surfista coloca os dois pés (e os dez dedos) no bico, e também o ‘Hang Five’ (um dos pés na frente), acompanhados do estilo, controle e fluidez. Head-judge (juiz principal) do Mundial Profissional de Longboard, Mauro Rabellé explica que o campeonato seguirá o critério de julgamento usado pela World Surf League. “Mesmo com o ambiente festivo, o pessoal estará na água batalhando pela vitória. Então, o surfista deve executar manobras controladas na seção crítica da onda, utilizando a prancha e a onda inteira, usando o estilo de surf tradicional de pranchão”, afirma.

Quem realizar estas manobras com o maior estilo, habilidade, fluidez, de acordo com o grau de dificuldade, receberá a nota mais alta pela onda completada”, destaca Mauro, acrescentado que os juízes estarão atentos às manobras feitas no bico, variedade, velocidade e força, empenho, controle e trabalho com os pés.

Theo Cabeleira. Foto Arquivo Pessoal.

Theo Cabeleira. Foto Arquivo Pessoal.

Nomes de ponta e ícones da modalidade estarão reunidos no encontro exclusivo dos pranchões. Desde pioneiros como Chico Paioli, José Luiz Sant’Anna e Fábio Boturão, surfistas conhecidos mundialmente, como Picuruta Salazar, a profissionais como Carlos Bahia, Jaime Viúdes e Caio Teixeira, passando por futuros talentos, como Théo Cabeleira (na júnior). “Como já falamos, o objetivo é fomentar e resgatar a modalidade. E nada melhor do que ser em Santos, pico do mais famoso surfista de pranchões do País, o Picuruta”, ressalta Marcos Andrade, o Cabeça, presidente da Associação Santos de Surf.

O Festival Santos de Longboard 2016 é uma realização da Associação Santos de Surf (ASS), com o patrocínio da Rumo Logística, através de projeto aprovado Programa Municipal de Incentivo e Apoio ao Esporte (Promifae), da Secretaria Municipal de Esportes de Santos. Apoios de New Advance, Cinza General Store, Rubber Stick, Fuwax, Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias, Ph3, MSContent, Semes e Fupes. Acompanhe todas as novidades sobre os eventos da ASS pelo facebook.com/santos.surf/.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!