Exposição conta história da Twin, primeira surf shop do Brasil, em Santos

Exposição conta história da primeira surf shop do Brasil.

Exposição conta história da primeira surf shop do Brasil.

Eles começaram serrando madeirite em uma época que mal se ouvia falar de surfe, até que plantaram uma semente em 1967, que logo se tornou a “Twin”. A loja teve suas portas abertas na Praia do Itararé em 1972 pelos irmãos Eduardo e Carlinhos Argento e foi símbolo de ousadia e visão na época. O texto do convite resume bem a mostra cultural que a Cinza General Store, no Gonzaga, em Santos, promove a partir desta sexta-feira (25).

Com o objetivo de enaltecer a memória e a cultura do surfe, a exposição “Twin Surf Shop” contará com pranchas e até com o balcão original da emblemática loja, a primeira do Brasil especializada no segmento, que fez história na Praia do Itararé, em São Vicente, por seu pioneirismo, ousadia, criatividade e filosofia de vida. A mostra é aberta ao público, tem abertura às 18h neste feriado de sexta-feira santa e segue até o dia 17 de abril.

A Twin, na Praia do Itararé. Foto Divulgação

A Twin, na Praia do Itararé. Foto Divulgação

Nossa ideia é transformar a Cinza General Store num polo cultural do esporte. No Dia do Surfista prestamos a homenagem aos pioneiros e agora promovemos esta exposição, que tem muita história. A Twin fechou suas portas em 1995, mas mantém vivo até hoje o espírito de pioneirismo. Com certeza, muita gente vai relembrar aqueles tempos românticos do surf, nas décadas de 70 e 80”, afirma Rodrigo Guedes, da Cinza General Store.

A Twin surgiu com os irmãos Carlos e Eduardo, o Dudu, Argento, sendo o “embrião” da indústria do surf no País. Os dois se apaixonaram pelo surf depois de ver o filme “Mar Raivoso”, no cinema, em 1964, em Santos. O filme (Ride the Wild Surf) apresenta um grupo de jovens universitários americanos de férias no Havaí, curtindo rock, praias paradisíacas, ondas e garotas.

Uma magia que encantou os irmãos, que a partir dali, decidiram construir uma prancha de madeirite, o material usado na época, iniciando a cultura do surf. O equipamento fez sucesso e foi produzido para amigos. Depois, começaram a estampar camisetas com a marca Twin, um passo antes da criação da primeira loja voltada ao esporte das ondas, que se tornou um ‘point’ dos praticantes.

Os irmãos Carlos e Eduardo Argento, fundadores da Twin, em São Vicente.

Os irmãos Carlos e Eduardo Argento, fundadores da Twin, em São Vicente.

Carlinhos e Dudu foram referência no surfe. Tamanha a importância de suas trajetórias, que foram os primeiros homenageados do Circuito A Tribuna de Surf Colegial, em 2002, por suas contribuições para o crescimento da modalidade. Os gêmeos foram apelidados de “Gênios do Itararé”, inovaram, ousaram, viveram o surfe na plenitude. Em 18 de novembro de 2013, Dudu faleceu. No início deste ano, Carlinhos recebeu uma homenagem no Dia Municipal do Surf, na prefeitura de Santos, pela obra. Na ocasião, falou e emocionou a todos: “Estamos os dois aqui”.

A Cinza General Store fica na Praça Rotary, 16 (Galeria Ipiranga), no bairro do Gonzaga, ao lado do Shopping Parque Balneário, em Santos.

Por Fábio Maradei – FMA Notícias

One Comment
  1. Brother, tenho verdadeira nostalgia da marca twin surfboards onde eu adiquiria roupas no bairro do ibirapuera em 1983! Gostaria de saber se a loja ainda funciona em sai vicente e onde consigo adesivos da marca!!!!

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!