Praia da Austrália instala boias com sonares para detectar tubarões

A praia de Bondi Beach, na Austrália.

A praia de Bondi Beach, na Austrália.

Situada na região metropolitana de Sydney, a praia de Bondi Beach está instalando sonares para detecção de tubarões. A iniciativa faz parte do plano do governo para conter um aumento dos ataques de tubarão na Austrália. Instalados em boias, os sonares têm um microprocessador com largo alcance que analisa a presença dos animais a partir de outro sonar ancorado no fundo do oceano. Quando um tubarão é detectado, um sinal de satélite é enviado para o Google+ que emite o alerta de segurança.

De acordo com a ABC.net, outros sonares serão instalados em boias nos picos de South West Rocks, Lennox Head, Kingscliff, Coffs Harbour, Port Macquarie e Evans Head. Se tudo funcionar, mais 10 sonares serão implantados no litoral norte de Sydney.

A bóia-Inteligente vai ser utilizada na praia de Bondi Beach, na Austrália.

A bóia-inteligente vai ser utilizada na praia de Bondi Beach, na Austrália.

A “boia-inteligente” é um projeto da R&D, uma joint-venture sediada em Perth, no Oeste da Austrália, formada pela Shark Mitigation Systems, Optus e Google. Um dos inventores do sistema, Craig Anderson acredita que a boia inteligente tenha 90% de sucesso na detecção dos tubarões. “A boia tem um sonar multi-feixe, uma tecnologia relativamente nova, além de um software muito parecido com aquele utilizado no reconhecimento facial, mas adaptado para a vida marinha“, disse à ABC. A ideia é encarada como “a menina dos olhos” do governo australiano que pretende investir US$ 16 milhões em ações para afastar os tubarões nas áreas litorâneas mais frequentadas.

Craig Anderson e o gerente técnico Richard Talmage. Foto Glynn Jones/ABC.net

Craig Anderson e o gerente técnico Richard Talmage. Foto Glynn Jones/ABC.net

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!