Regata Marejada: Itajaí Sailing Team, com André Fonseca, é o fita azul

Itajaí Sailing Team foi o fita azul da Regata Marejada. Foto Luciano Zonta/Divulgação

Itajaí Sailing Team foi o fita azul da Regata Marejada. Foto Luciano Zonta/Divulgação

A cidade de Itajaí parou neste final de semana para mais uma vez respirar os ares da vela oceânica. Além da chegada da Transat Jacques Vabre, a cidade do litoral norte catarinense recepcionou os veleiros que participaram da 12ª Regata Marejada, realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina em parceria com a Associação Náutica de Itajaí (ANI), válida como nona e penúltima etapa da Copa Veleiros de Oceano.

A equipe da casa, o Itajaí Sailing Team, foi o fita azul da regata (primeiro barco a cruzar a linha de chegada independente da classe), travando um belo duelo com Catuana Kin e Absoluto. A largada ocorreu em frente à Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, com vento fraco de no máximo 5 nós (8km/h) o que dificultou muito a vida dos velejadores.

Ao longo do dia, as condições foram melhorando, mas com ventos entre 8 e 10 nós (12 a 15km/h), o que exigiu bastante das equipes. Após a chegada e a correção dos tempos, o título da classe ORC ficou nas mãos do veleiro Absoluto, do comandante Pedro Prosdócimo.

A Classe C30 teve vitória do Corta Vento. A RGS A premiou o Açores III como o mais rápido, seguido por Argonauta, vice-campeão, e Garrotilho, terceiro colocado. Na RGS B, o Bom Abrigo ficou com o título da regata, assim como o Eyphoria na RGS C. Fechando o sábado, o Xamego levou a melhor na RGS Cruzeiro, com o Quival na segunda posição.

A premiação do evento aconteceu no palco principal da Marejada, que recebeu milhares de pessoas ao longo do dia, proporcionando um momento único para a vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina em parceria com a Associação Náutica de Itajaí. “Para nós é motivo de muita alegria poder concluir mais um evento aqui em Itajaí. Agradecemos a presença de todos e aos esforços dos envolvidos. Com certeza estaremos aqui no ano que vem”, ressaltou o comodoro do Iate Clube de Santa Catarina Alexandre de Carlos Back.

BOCHECHA EM ITAJAÍ

Neste sábado outro momento muito especial chamou a atenção do público que lotou a Vila da Marejada. Recebido como herói durante a parada Volvo Ocean Race na cidade, o velejador André “Bochecha” Fonseca, único brasileiro a participar da regata de volta ao mundo, participou da Regata Marejada a convite do Itajaí Sailing Team e ficou bastante contente com a oportunidade.

André Bochecha Fonseca e Alexandre dos Santos. Foto Luciano Zonta.

André Bochecha Fonseca e Alexandre dos Santos. Foto Luciano Zonta.

Foi uma regata muito bacana. Apesar da agenda corrida, quando recebi o convite do pessoal eu aceitei na hora. Eu conheço a maioria dos velejadores da equipe e isso foi importante. Todos fizeram um ótimo papel apesar das difíceis condições de hoje (sábado). Voltar para cá é muito gratificante e traz ótimas recordações”, disse Bochecha.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!