Veleiro Zeus garante o título na quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano

Foto Gabriel Heusi

Foto Gabriel Heusi

Neste final de semana, o Iate Clube de Santa Catarina realizou a quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano. As Regatas Lineares ocorreram no sábado e domingo com boas disputas dentro d´água marcando o último evento em Santa Catarina antes da participação dos veleiros da flotilha oceânica do ICSC na Ilhabela Sailing Week.

Como é tradição, as Regatas Lineares acontecem sempre no começo do inverno e neste final de semana não foi diferente. Tempo frio e bons ventos acompanharam os veleiros nas três disputas. No sábado, último dia do outono, foram disputadas duas regatas, com condições de vento norte entre 8 e 10 nós – na primeira regata – e 14 nós na segunda. No domingo, já no inverno, o vento variou entre norte e nordeste, com 8 nós de intensidade também proporcionando boas condições para o dia.

Como preparação para a Ilhabela Sailing Week, as disputas deste final de semana foram com regatas de barla-sota bastante técnicas, exigindo muito das tripulações. E o que se viu foram disputas acirradas pelo título em cada uma das classes.

Na ORC, a mais disputada de todas, o Melody 5 sagrou-se campeão da etapa após vencer a terceira e decisiva regata. Com dos primeiros e um terceiro lugar no final de semana, o veleiro fechou a disputa com cinco pontos perdidos, mesma pontuação do Manos Champ, mas acabou levando a melhor no critério de desempate. O Katuana Kim ficou em 3º, completando o pódio.

Foto Gabriel Heusi

Foto Gabriel Heusi

Na Classe C30, o veleiro Zeus, atual campeão da Ilhabela Sailing Week, encerrou bem sua preparação para a competição ao vencer um belo duelo contra o Corta Vento. Com duas vitórias nas três regatas, a equipe desempatou a disputa nesse domingo, confirmando o título.

Na RGS A o título ficou com o Argonauta, enquanto na RGS B o Zephyrus superou o Bom Abrigo, vencendo todas as regatas do final de semana. Mesma situação do Tintiun na RGS C, com três vitórias sobre o Euphoria I. Na RGS Cruzeiro, o Y Jurerê Mirim foi o grande campeão, com o Quival ficando em segundo e o Xamego em 3º.

Em julho, a Copa Veleiros de Oceano faz uma pausa devido as disputas da Ilhabela Sailing Week, e retorna em agosto, com as disputas da Regata Baía Sul, no dia 8.

Com informações de Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!