42ª edição da Ilhabela Sailing Week conta com legião de forasteiros

Barcos da Argentina, Uruguai e de outros estados brasileiros já confirmaram inscrição, que segue com desconto até 15 de junho, para correr em Ilhabela. Foto Divulgação/ISW

Barcos da Argentina, Uruguai e de outros estados brasileiros já confirmaram inscrição, que segue com desconto até 15 de junho, para correr em Ilhabela. Foto Divulgação/ISW

As inscrições para a Ilhabela Sailing Week, principal competição de oceano da América Latina, seguem a todo vapor e até o momento mais de um terço dos barcos inscritos virão de longe para competir na Capital Nacional da Vela entre 3 e 11 de julho. Com sede no Yacht Club de Ilhabela, a 42ª edição do evento já tem presença confirmada de tripulações da Argentina, Uruguai, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Uma legião de velejadores argentinos e uruguaios estará de volta à raia em Ilhabela neste ano, embarcados no Brisa, do Club de Regatas La Plata; no Cristabella, do Yacht Club Uruguayo e em mais quatro veleiros da classe Star que representarão o Yacht Club Olivos e o Yacht Club Argentino, ambos de Buenos Aires. O Cristabella já pertenceu a um brasileiro, o velejador Marcelo Massa, que levou o barco à vitória no Circuito Ilhabela de vela oceânica, atual Copa Swift Sport, em 2008. Também teve presença assídua na Ilhabela Sailing Week e em Regatas Santos-Rio na década passada.

Em 2014, muitos velejadores do cone sul estiveram no Brasil algumas semanas antes da competição e acompanharam seus países na Copa do Mundo de futebol. Neste ano estão de volta. “É sempre um prazer recebermos tripulações de outros países, como de nossos parceiros, Yacht Club Argentino e Yacht Club Uruguayo, e também de outros estados brasileiros. Além de elevar o nível técnico das regatas, a confraternização pelo esporte se torna mais intensa“, afirma o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu.

A esquadra carioca está prestes a suspender âncora rumo a Ilhabela, trazendo entre outras embarcações, Kalimera, Shawarma Express, Tô Nessa, Ventaneiro, Maestrale, Petit Prince, Santa Fé, Kibyxu, Lucky V e Xavanti. Os barcos da HPE 25 , Arretado, Relaxa e Carioca Fiote, também do Rio de Janeiro, disputaram o Campeonato Brasileiro da classe no último fim de semana de maio e permanecerão no Yacht Club de Ilhabela, assim como o Tereza (RS) e o Força 12 (SC). O Surfer Spirit (RJ) é mais uma presença garantida entre os HPE.

Os veleiros que vêm do Sul, com sorte podem fazer a navegação costeira impulsionados por uma frente fria em direção ao Canal de São Sebastião. San Chico, Itajaí Sailing Team, Zeus, Viva Extraordinário e outros barcos já confirmaram presença na Ilhabela Sailing Week 2015. O Zeus Team terá como desafio defender o título da competitiva classe C30 conquistado em 2014. O mesmo vale para o barco carioca Lucky, vencedor da RGS B na edição anterior, enquanto pelo menos quatro barcos da Escola Naval do Rio de Janeiro, representando a Marinha do Brasil, brigarão pelo bicampeonato na disputa por equipes.

Inscrições para ISW

Estão abertas e seguem até 1º de julho. As tripulações interessadas em participar da 42ª Ilhabela Sailing Week podem aproveitar o primeiro período com descontos, prorrogado até 15 de junho, e antecipar a inscrição pelo site oficial www.ilhabelasw.com.br. As regatas serão disputadas de 3 a 11 de julho, com sede no Yacht Club de Ilhabela.

Estão convidadas as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos, além do retorno da Bico de Proa e da estreia da HPE 30. A primeira regata da Ilhabela Sailing Week será a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, a mais longa do campeonato, com 60 milhas (110 km), em homenagem aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo. As largadas em todos os dias estão previstas para meio-dia.

A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de North Sails, Prefeitura Municipal de Ilhabela, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!