Tiago Quevedo vence três regatas e lidera o Sul Brasileiro de Optimist em Jurerê

Gaúcho Tiago Quevedo se recuperou no terceiro dia de competição. Foto Gabriel Heusi/ICSC

Gaúcho Tiago Quevedo se recuperou no terceiro dia de competição. Foto Gabriel Heusi/ICSC

Atual bicampeão brasileiro de Optimist, o gaúcho Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, mostrou todo seu talento e venceu as três regatas do dia no Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist. Atual líder da seletiva para o mundial, Quevedo ainda viu seu companheiro de clube, Lucas Stolf, ter um dia bem produtivo e também assumir a liderança na Estreante.

Diferente do que estava previsto, o vento nordeste ditou o ritmo das duas primeiras regatas, com rajadas de 10 nós. Porém, ao longo do dia, as condições mudaram e a Comissão de Regatas alterou o percurso da última largada do dia, devido aos ventos lestes de 7 nós.

Líder da Seletiva, o gaúcho Tiago Quevedo chegou à Florianópolis como um dos grandes favoritos ao título. Após dois dias de competição, o velejador ocupava a 19ª posição, mas nessa sexta-feira, após vitórias em todas as regatas, o atleta do Veleiros do Sul assumiu a dianteira, com 18 pontos perdidos.

O pernambucano Tiago Monteiro, do Cabanga Iate Clube, também teve um dia positivo e passou a ocupar vice-liderança da competição. Com 23 pontos perdidos, o atleta, que também ocupa a vice-liderança da seletiva, Tiago deu um grande passo para ficar com uma das cinco vagas para o Mundial na Polônia. Gabriel Camargo, terceiro na Seletiva, ocupa o mesmo lugar no Sul-Brasileiro, apenas um ponto atrás do vice-líder do evento, Tiago Monteiro. O paulista Nicolas Bernal, do Yacht Clube Santo Amaro, que liderava até o início das regatas de sexta-feira, caiu para a quinta colocação.

Os catarinenses tiveram um dia com bons resultados. Guilherme Durieux velejou muito bem e após um 5º, 7º e 5º, assumiu a 11ª posição geral entre os 94 velejadores da flotilha. O atleta do Iate Clube de Santa Catarina cresceu bastante na competição. Guilherme Berenhauser venceu mais uma regata nessa sexta e agora é o 13º. Rafael Servaes é o 20º, seguido por Thiago Pereira (45º), Samer Kayali (49º), José Irineu (72º) e Lucas Miguel (74º), todos do Iate Clube de Santa Catarina.

Flotilha de Optimist

Veleiros do Sul em alta

O gaúcho Lucas Stolf, do Veleiros do Sul, manteve a regularidade e nessa sexta-feira assumiu a liderança na Estreante após vencer as duas regatas disputadas em Jurerê. No duelo com o pernambucano João Cardoso, o velejadot de Porto Alegre levou vantagem após o descarte e aparece três pontos à frente de seu principal adversário na corrida pelo título.

Os dois terceiros lugares nessa sexta-feira deixam João, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, com oito pontos perdidos. Em terceiro lugar está o gaúcho Pedro Amine, também do Veleiros do Sul. Pedro soma 11 pontos perdidos após o descarte. O melhor catarinense na disputa segue sendo o atleta do Lagoa Iate Clube Tiago da Silva, que após um 11º e um 6º ocupa a sétima colocação na classificação geral.

Seletiva

O Campeonato Sul-Brasileiro tem um peso importante para os velejadores de Optimist pois define os cinco classificados para o Mundial da Polônia, entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro. A definição acontece após serem somados os pontos do Brasileiro e do Sul-Brasileiro.
Além dos cinco classificados para o mundial, a seletiva aponta também os quatro velejadores classificados para o Campeonato Europeu (3 – Masculino e 1 – Feminino), a ser realizado no Reino Unido, entre os dias 17 e 24 de julho, e os 15 atletas que farão parte da equipe nacional para o Campeonato Norte-Americano (11 – Masculino e 4 – Feminino), em Antigua, entre os dias 5 e 12 de julho.

Classificação – Veterano (após sete regatas e um descarte)
1º Tiago Quevedo (RS) – 18pp
2º Tiago Monteiro (PE) – 23pp
3º Gabriel Camargo (RS) – 24pp
4º Gabriel Kern (RS) – 29pp
5º Nicolas Bernal (SP) – 35pp
6º Luan Souza (SP) – 38pp
7º João Vasconcellos (RS) – 39pp
8º Bernardo Pereira (BA) – 45pp
9º Matheus Oliveira (SP) – 49pp
10º Vitor Paim (RS) – 50pp

Classificação – Estreante (após cinco regatas e um descarte)
1º Lucas Stolf (RS) – 5pp
2º João Cardoso (PE) – 8pp
3º Pedro Amine (RS) – 11pp
4º Erick Carpes (RS) – 13pp
5º Leonardo Caminha (RS) – 23pp
6º Francisco Ruschel (RS) – 25pp
7º Tiago da Silva (SC) – 25pp
8º Bruna Haiml (RS) – 26pp
9º Francisco Bittar (SC) – 34pp
10º Guilherme Santos (RS) – 35pp

Com informações de Danilo Caboclo / Assessoria de Imprensa

Olá, você está curtindo o blog? Deixe o seu comentário!